Com tantas ferramentas e formatos de vídeos disponíveis, as vezes fica difícil fazer a escolha certa para o público certo. Conheça os tipos de vídeos mais usados e escolha qual fecha mais com seu objetivo de marketing digital.
Ao escolher o vídeo mais eficaz para a estratégia de maketing da sua empresa ou campanha, o passo inicial é investir em um trabalho profissional.
Nada de amadorismo e de pedir para aquele amigo que “entende de vídeo” realizar o material que será o cartão de visita do seu negócio e o resultado da pesquisa do google quando alguém buscar a palavra-chave referente a sua área. Pode ter certeza, contratar uma empresa profissional garante melhor custo-benefício.
É preciso ter qualidade desde o primeiro material produzido. A confiança do seu produto ou serviço será medida pela apresentação do conteúdo. Outra dica é apostar na segmentação, com vídeos direcionados a um público-alvo específico, lembrando sempre que o genérico é rapidamente esquecido e descartado.
Na execução, atenção ao branding. Desenvolva e siga a identidade visual da sua marca, com uma seleção de cores, logo e jingles coerentes e fieis a proposta aprovada. Para que funcionem como o esperado, os vídeos precisam ter ritmo que mantenha o público envolvido até o fim e uma mensagem clara e direcionada.
Com estes parâmetros sempre em mente, os profissionais da área e você podem partir para a escolha do estilo de animação mais eficaz para a sua estratégia e que fecha com seu público.
Selecionamos alguns dos estilos de vídeos mais utilizados hoje pelo marketing.
- Animação de personagem 2D: um dos tipos de vídeos explicativos mais populares e versáteis, usa os personagens e cenas em um espaço bidimensional, usando a perspectiva para dar ilusão de profundidade.
- Motion Graphics: animações gráficas em movimento para ilustrar a mensagem com gráficos animados, coloridos e dinâmicos.
- Animação do quadro branco: simula gráficos sendo desenhados sobre um fundo branco, ilustrando conceitos ou ideias, usando um estilo simples, mas eficaz
- Animação 2.5D: coloca os objetos em camadas, se assemelhas ao 3D mas é projetado em 2D, com tempo de produção e custos de 2D.
- Animação 3D: oferece um acabamento de alta qualidade e tecnologia de ponta, com uma estética que leva o público a mergulhar no que está sendo mostrado. Tem tempo de produção mais longo e custos mais altos.
- Stop Motion: animação que usa a técnica de fotografar um objeto conforme ele é movido, criando a ilusão de movimento
- Tipografia: animação utilizando fontes tipográficas para expressar ideias, pode parecer simples, mas apresenta bom resultado.
- Screeencast: gravações digitais de imagens capturadas na tela, apoiadas por narração. Uma combinação que pode funcionar muito bem para determinadas peças, a custo baixo.
O cardápio está servido! Analise e veja qual o tipo mais adequado para o seu conteúdo. Mas fique tranquilo que optar por um vídeo animado é sempre uma boa escolha, mais fácil de produzir, mais barato e tão eficaz quanto outras ferramentas que estão no mercado.