13. Trabalhe na otimização fora da página
Até agora, discutimos como otimizar diferentes elementos em seu site para melhorar suas classificações, mas há mais alguma coisa que você possa fazer para aumentar seus esforços? Bem, existem alguns fatores fora do seu site que podem afetar sua classificação, como menções em mídias sociais, autoridade de domínio e backlinks.
Uma das maneiras mais eficazes de implementar a otimização fora da página é ter páginas respeitáveis vinculadas ou promover seu site, estabelecer sua confiabilidade e “garantir” sua autoridade. Com o tempo, esses backlinks vão melhorar a percepção do mecanismo de pesquisa e do usuário sobre a qualidade do seu site.
14. Peça avaliações e depoimentos
Avaliações de produtos e depoimentos de clientes são normalmente usados para ajudar a esclarecer dúvidas que os clientes em potencial possam ter. Como as informações vêm de pessoas de fora da sua empresa, os clientes tendem a vê-las como opiniões mais autênticas e honestas.
Na verdade, você provavelmente já se deparou com muitas críticas positivas em seu site ou mídia social e pode até ter seus próprios vídeos de depoimentos.
Mas você já encontrou críticas negativas? Embora às vezes difíceis, eles representam uma oportunidade única de trabalhar e abordar as preocupações de seus clientes.
Portanto, não tenha medo de comentários e depoimentos e use-os para fortalecer os pontos fracos da sua estratégia!
15. Acompanhe as métricas para melhorar sua estratégia
A única maneira de saber com certeza se seu plano de marketing de e-commerce está funcionando ou se há algo que pode ser melhorado é acompanhar suas métricas. Alguns indicadores-chave de desempenho (KPI) nos quais você deve se concentrar incluem:
- Taxa de conversão (CVR): mostra quantas pessoas fizeram uma compra em seu site em relação ao número total de visitantes. Seus esforços de marketing devem permitir que você mantenha um CVR estável e ajude a aumentá-lo ao longo do tempo.
- Custos de aquisição de clientes (CAC): indica os custos médios de obtenção de um novo cliente.
- Taxa de cliques (CTR): a porcentagem de pessoas que seguem um link (email, postagem em rede social, etc.) para o seu site.
- Taxas de rejeição: calcula quantas pessoas visitaram seu site, mas saíram sem realizar nenhuma ação.
Resumindo
Pode ser complicado saber onde concentrar seus esforços com o marketing e-commerce. Afinal, as possibilidades são praticamente infinitas! Por esse motivo, decidimos compilar essas 15 ideias que podem facilmente inspirar sua próxima campanha.
Se você está procurando começar nas redes sociais ou precisa encontrar maneiras de ter uma classificação mais alta nos resultados do mecanismo de pesquisa, aqui na Motion Animação, esperamos que você encontre as ferramentas necessárias para ver seus resultados dispararem!